domingo, 5 de maio de 2013

Memorial Minas Gerais - Vale

O Memorial Vale vem abrangendo vários temas em suas exposições, de artistas mineiros a heranças históricas de minas em geral, nos possibilita aprimorar bastante conhecimentos e conhecer melhor a história cultural, social e econômica de nossa Minas.
 



Como parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Memorial traz a alma e as tradições de Minas, contadas de forma interativa e contemporânea. Cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam o público do século XVII ao século XXI.

O Memorial Minas Gerais – Vale chega para contribuir para que a nossa história esteja cada vez mais presente na memória e no coração dos mineiros.

O primeiro pavimento é uma síntese da obra: transformar patrimônio cultural e histórico em experiências e emoções para o visitante.

No primeiro pavimento, as mais variadas mídias se reúnem para mostrar a vida e a obra de artistas, símbolos de Minas Gerais. O visitante passeia pelos sertões de Guimarães Rosa, reflete sobre os temas que inspiraram Drummond, admira a "não arte" de Lygia Clark e compreende o trabalho que transcende a estética de Sebastião Salgado.

Café Temático, Cyber Lounge, Mídiateca e sala para projetos educativos fazem do primeiro pavimento um lugar de convivência, de pesquisa e de lazer.
 
No segundo pavimento, as heranças históricas conduzem o visitante a uma viagem pelos elementos que constituem a identidade mineira: a história do próprio prédio - local onde foi lançada a pedra fundamental da cidade de Belo Horizonte -, as cidades mineiras, a vida dos mineiros no passado, as expressões artísticas, a formação do povo mineiro, suas famílias e os homens públicos que conduziram Minas Gerais como unidade da federação.
A história de Minas Gerais e a história da mineração no Brasil são absolutamente ligadas. O terceiro pavimento do Memorial Minas Gerais – Vale torna os pontos em que elas se tocam em espaços de visitação, interação e aprendizado.

No pavimento estão a Sala Vale, salas em homenagem às manifestações populares e folclóricas, ao Modernismo Mineiro e à riqueza do Vale do Jequitinhonha, além de espaços para espetáculos, cinema, performances e exposições de novos talentos de Minas.

São as manifestações contemporâneas e o orgulho da Vale em fazer parte da história do Estado, tornando-se parte das memórias de Minas Gerais.
Fonte: http://www.memorialvale.com.br/site/memorial-minas-vale/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário