domingo, 5 de maio de 2013

Museu Mineiro

O museu mineiro é um dos mais antigos de Belo Horizonte, onde são reunidas varias coleções com objetos vindos de varios pontos do Estado, nos proporcionando um melhor entendimento sobre as culturas do povo Mineiro.
 


O Museu Mineiro está localizado na Avenida João Pinheiro, trezentos e quarenta e dois, ao lado do Arquivo Público Mineiro. Seu riquíssimo acervo documenta, de forma material e simbólica, momentos distintos da formação da cultura do Estado. Atualmente, são mais de dois mil e seiscentos objetos, reunidos em trinta e seis coleções vindas de acervos particulares e de outras instituições.
 
Antiga sede do Senado Mineiro, o prédio que é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, integra o Circuito Cultural da Praça da Liberdade e está sob a gestão da Superintendência de Museus e Artes Visuais da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.
 
Uma curiosidade interessante: a constituição do acervo do Museu Mineiro teve início na época de criação do Arquivo Público Mineiro, ou seja, antecede em mais de oitenta anos a sua inauguração. São pinturas históricas, achados arqueológicos, mobiliário, conjunto de moedas e de armas, imagens sacras e equipamentos litúrgicos, datados dos séculos dezoito e dezenove. Além disso, o acervo da Pinacoteca do Estado - com pinturas, gravuras e esculturas – também foi incorporado ao acervo do Museu.
 
Ao visitar o Museu Mineiro, não deixe de conferir as obras “A Má Notícia”, pintura de autoria de Belmiro de Almeida; os quadros do Mestre Ataíde, que integravam a decoração de uma capelinha na cidade de São Domingos do Prata; e a escultura de São Miguel Arcanjo, obra singular do acervo de arte sacra com policromia atribuída a Joaquim José da Natividade.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário